As plantas herbáceas são aquelas que não têm madeira em suas estruturas. Em geral, elas crescem até um determinado tamanho e, então, morrem. No entanto, algumas herbáceas, como as ervas daninhas, são bastante persistentes e podem viver por anos.
Elas também podem ser divididas facilmente, o que as torna uma ótima opção para aqueles que desejam plantar um jardim.
As herbáceas são plantas com caule fraco e não lenhoso. Elas são anuais, bienais ou perenes e possuem raízes curtas, geralmente com sistema radicular superficial. As folhas são simples, alternadas e suculentas, e as flores são pequenas, em geral de coloração branca ou amarela.
A maioria das espécies possuem sementes pequenas, dispostas em frutos secos. Algumas espécies são aromáticas, como a erva–cidreira.
São plantas que não têm madeira, que são geralmente frondosas, e que crescem perto do chão
As plantas sem madeira são diferentes das com madeira, como árvores e
arbustos. As plantas sem madeira costumam ter folhas mais largas e são mais frondosas. Elas também crescem perto do chão, em vez de serem mais altas.
As plantas sem madeira são importantes para o ecossistema, porque elas ajudam a manter o solo úmido e em local privilegiado. Elas também fornecem abrigo para outros animais e plantas. Alguns desses vegetais sem madeira também são comestíveis, como frutas, legumes e ervas.
As plantas sem madeira podem ser encontradas em todo o mundo, em qualquer lugar onde haja água e solo úmido. Elas são particularmente comuns nas florestas tropicais e subtropicais. Algumas plantas sem madeira, como as bromélias, crescem em outros ambientes, como desertos e montanhas.
São comumente chamadas de plantas forrageiras, e podem ser encontradas em todo o mundo.
Estas plantas tem diversas propriedades nutricionais, que incluem vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e lipídios. Possuem ainda baixo teor calórico, o que torna–as ideais para serem usadas como forragem.
Além de serem ingeridas pelos animais, estas plantas também são usadas para fins medicinais. Elas contêm compostos que atuam como analgésicos, antiespasmódicos, anti–inflamatórios e relaxantes musculares. Estes compostos, quando ingeridos pelos animais, podem ter um efeito benéfico sobre sua saúde.
As herbáceas são muito fáceis de serem cultivadas. Elas são resistentes e toleram temperaturas extremas, o que significa que elas podem ser cultivadas em diversos tipos de climas. As herbáceas são também bastante resilientes a doenças, o que as torna uma ótima opção para quem deseja um cultivo rentável.
Assim, é possível concluir que as herbáceas são uma excelente opção de forragem para animais. Elas são resistentes e nutritivas, e são fáceis de cultivar. Estas plantas são abundantes em todo o mundo, e podem ser usadas para diversos fins, incluindo alimentação e medicinais.
Algumas herbáceas são vegetais comestíveis
As plantas que produzem frutos, como o tomate, são também herbáceas. No entanto, as plantas frutíferas são geralmente classificadas em outros grupos, como árvores ou arbustos. As herbáceas podem ser classificadas de acordo com o seu porte, sua forma ou a sua finalidade.
As herbáceas são plantas que apresentam caules não lenhosos, ou seja, não produzem madeira. Geralmente, as herbáceas são plantas anuais, ou seja, que vivem por apenas um ano. No entanto, algumas herbáceas são perenes, ou seja, vivem por mais de um ano.
Elas são geralmente plantas de baixa altura, embora algumas possam atingir até três metros de altura. Algumas das mais conhecidas herbáceas são a alface, a erva-cidreira, o tomate, a cebolinha e a hortelã.